sexta-feira, 17 de maio de 2013


Semente de moringa pode matar mosquito da dengue


 
Pesquisadores da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) descobriram que a semente da árvore moringa oleifera, encontrada em todo o país, pode ser usada para combater as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela

Segundo o estudo, uma das proteínas contidas nas sementes, a lectina, impede o processo de digestão da larva, provocando sua morte por desnutrição. Os testes de campo, que revelarão por quanto tempo o produto continua agindo, deverão ser iniciados na próxima semana.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Patrícia Paiva, as vantagens do uso da semente em relação a outros larvicidas são o baixo custo de produção, a toxidade nula ao homem nas proporções utilizadas e a eficiência do produto. "Os mosquitos estão criando resistência aos inseticidas comuns".

Iniciado em 2005, o estudo com a semente mostrou que o produto é eficaz nas quatro fases de desenvolvimento das larvas. Nos testes realizados pela universidade, foram utilizadas sementes moídas puras e diluídas. Nos dois casos, após a definição das doses, os insetos não se desenvolveram.

(Folha de SP, 26/4)

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Moringa Oleifera - A Semente da Vida, no Jornal Nacional

Moringa Oleifera no Jornal Nacional


Purificando agua com Moringa Oleifera

O extraordinário poder de purificar água das sementes de Moringa Oleifera:

  Nos vídeos abaixo uma rápida apresentação da maravilhosa propriedade que as sementes de Moringa Oleifera têm de purificar a água, decantando as impurezas e bactérias para o fundo do recipiente e clareando a água:
 

 

 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Valor Nutricional Moringa Oleifera



Valor nutricional da farinha das folhas de Moringa Oleifera
(comparativo)

10 x Vit A da cenoura

17 x Cálcio do leite

9 x Proteína do iogurte

25 x Ferro do espinafre

15 x Potássio da banana

Possui todos os aminoácidos essenciais, bem como Magnésio, Manganês, Cromo, Cobre, Fósforo, Zinco, Vit B1, B2, B3.

7 x Vit C da laranja (folhas frescas)


Plantar individualmente em solo com boa drenagem, local com boa incidência de sol. Germina em cerca de 10 dias, e tem crescimento rápido. Em cerca de 2 a 3 meses já é possível começar a colher as folhas para consumo. Pode ser plantada em saco de mudas e transplantada após cerca de 2 meses. Pode ser mantida em vaso, com profundidade média recomendada de 45 cm.


Participe do nosso projeto de distribuição de sementes e divulgação da Moringa Oleifera, a Árvore dos Milagres. Em breve mais informações!

Moringa Oleifera - Árvore dos Milagres







MORINGA OLEIFERA

“Árvore dos Milagres”


- Identificada pela ciência como a planta com a mais alta concentração de nutrientes conhecida na natureza

- Suas sementes são usadas para purificar água, transformando água suja em água potável, decantando as impurezas e eliminando germes e bactérias.

- Altamente medicinal – utilizada na medicina Ayurvédica na prevenção e tratamento de mais de 300 enfermidades. Suas folhas contém substâncias anti-inflamatórias, anti-envelhecimento, fungicidas, bactericidas, antibióticas, substâncias que regulam o nível de açúcar no sangue,  substâncias que regulam a pressão arterial. Alimento com a mais alta concentração de antioxidantes (que ajudam a eliminar toxinas do organismo).

- Dela se produz: biocombustível, óleo de cozinha, óleo lubrificante para máquinas, papel, cosméticos, biogás, biofertilizante, celulose para papel, fibras, etc...

- Existem diversos estudos médicos e científicos comprovando suas propriedades.

Pela saúde e nutrição das crianças e todos nós

Pela pureza e abundância das águas e fertilidade do solo

Pela qualidade de vida e prosperidade individual e coletiva.